Muitas vezes estes sentimentos vem acompanhado de fobia de falar em público, pânico, transtorno de ansiedade entre outros.
Ansiedade, terminologia geral usada para caracterizar várias doenças que têm sintomas comuns, nervosismo, medo e preocupação acima da média e que afetam diretamente a maneira como as pessoas vivem e se relacionam, podendo ter manifestações mentais e físicas.
A ansiedade normalmente começa nos pensamentos, mas, como você irá observar, também pode se refletir nos sintomas físicos. Saiba um pouco mais!
Medo de falar em público – Em geral as pessoas sentem ao menos um frio na barriga antes de se colocar no centro da atenção. Agora, se esse medo é fora dos padrões normais e exige um esforço grandioso, quase insuperável para se controlar, pode ser um sinal de Transtorno de Ansiedade.
Se você sofre com ansiedade social e fica excessivamente preocupado muito tempo antes de uma apresentação, pode ficar de olho nos outros sintomas. O frio na barriga pode ser comum, mas ficar profundamente preocupado pode ser torturador.
- Insegurança - Sintoma comum entre a maioria das pessoas que pode assumir um perfil mais descontrolado no caso do Transtorno de Ansiedade, mesmo nas situações mais comuns e rotineiras da vida. Preocupação com julgamento social, constante necessidade em ser aceito… algumas vezes o desconforto é tão forte que acaba sendo refletido fisicamente, com tremores e suor excessivo.
- Preocupação excessiva - A pessoa acaba se preocupando muito com as coisas do dia a dia, se um contrato vai dar certo, se o jantar será bom... Sejam grandes ou pequenas a preocupação estará lá. Os pensamentos ansiosos acabam afligindo e tomando conta da pessoa todos os dias da semana, interferindo nas atividades rotineiras e até na sensação de bem-estar.
- Perfeccionismo - A auto exigência de acertar sempre acaba colocando a pessoa em uma situação de constante julgamento, o que causa muita ansiedade com os possíveis erros. O simples sinal de que as coisas podem sair um pouco do eixo acaba deixando a pessoa ansiosa e até um pouco descontrolada.
- Medos irracionais - Cada pessoa tem os seus medos, no caso do Transtorno de Ansiedade o medo age de maneira peculiar, num perfil não generalizado, mas se refere a alguma coisa ou tipo de situação. É comum encontrar pessoas ansiosas com medos de avião, multidões e relacionamentos, por exemplo.
- Pânico - Cada vez mais comuns, ataques de Pânico podem ser uma verdadeira tortura. A pessoa se percebe envolvida por uma sensação forte de medo, de impotência, comprometendo a respiração, os batimentos cardíacos e pode ainda apresentar tonturas, dores no peito e outros sintomas. Nem todo mundo que tem ataques de pânico tem um Transtorno de Ansiedade como consequência direta, mas podem estar fortemente relacionados.
- Tensão muscular - Acompanhada de apertos da mandíbula, dos punhos ou, ainda, flexionando os músculos. Os sintomas da Tensão Muscular podem ser tão repetitivo e frequentes que a pessoa não mais percebe que toma esse tipo de postura em algumas situações. Para conviver com maior naturalidade você pode adotar a prática de exercícios regulares para manter a situação sob controle.
- Problemas para dormir - A dificuldade em pegar no sono ou em ter uma noite de sono contínuo pode ser evidência do Transtorno de Ansiedade. A motivação para a dificuldade pode ser um fator específico, relacionado ao dinheiro, ou até a preocupação com nenhum ponto particular ou específico. Ficar acordado com frequência, agitado e muito preocupado com alguns problemas antes de dormir, pode ser ansiedade.
- Indigestão crônica - Problemas digestivos crônicos, em que a pessoa apresenta a Síndrome do Intestino Irritável, onde a pessoa ansiosa tem dores de estômago, cólica, gases, diarreia ou constipação. O intestino é uma parte do organismo muito sensível ao estresse e pode sentir os sintomas da ansiedade com mais facilidade.