Fobia, caracterizada por um Medo irracional e persistente, seja por um objeto ou situação específica, muitas vezes vem acompanhada de sintomas físicos e psicológicos. Completamente particular e individual, em muitos casos a Fobia está ligada a experiências vividas e, até mesmo, com relação sociocultural.
Medo, funciona como um alerta de perigo. É essencial e totalmente benéfico. Precisamos do Medo para uma vida equilibrada, saudável e segura. Reações ao Medo são como uma forma de defesa do organismo, um claro aviso para que se esteja preparado para uma situação de risco possivelmente real. Ter Medo é Saudável.
Diferente do Medo a Fobia não requer racionalidade e em geral atrapalha e limita o dia-a-dia.
Possíveis sintomas físicos e psicológicos da Fobia:
⦁ Respiração rápida;
⦁ Batimento cardíaco elevado;
⦁ Boca seca;
⦁ Sentir-se sendo sufocado;
⦁ Tremedeira;
⦁ Paralisia ou Fuga.
Para o Fóbico o sentimento é real, mesmo que não faça qualquer sentido para ele mesmo, e a sua reação pode desencadear em perda de controle ou ser até incapacitante. Seja por um objeto de pelúcia, ambiente fechado ou escuro, insetos ou o Papai Noel o sentimento de Medo é desproporcional a realidade ou a razão. A Fobia pode interferir na rotina do indivíduo, gerar transtornos e perdas. Fobia requer tratamento.
A Hipnoterapia, Terapia com Hipnose, conta com inúmeras técnicas que levam a raiz do problema, encontra os pontos que causam “travamento”. Os resultados costumam ser surpreendentes em poucas sessões.
A Hipnoterapia é reconhecida como ferramenta complementar ao tratamento médico pelo Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Psicologia, Conselho Federal de Fisioterapia e Conselho Federal de Odontologia.