Cirurgia para retirada de um câncer apenas com anestesia Hipnótica, sem anestesia geral.
Nos últimos anos, a eficácia da Hipnose em diminuir a sensibilidade à dor foi estudada por experimentos bem controlados e constatada a sua capacidade em reduzir significativamente a dor, reduz a necessidade de analgésicos ou sedação, as náuseas e vômitos, e o tempo de permanência nos hospitais.
A Hipnose associada a tratamentos de saúde convencionais apresenta melhores resultados globais e de maior estabilidade fisiológica. Cirurgiões e outros profissionais de saúde relataram níveis significativamente mais elevados de satisfação em seus pacientes tratados com Hipnose do que em outros pacientes (Montgomery, DuHamel & Redd, 2000; Patterson & Jensen, 2003). As estratégias psicofisiológicas usadas na Hipnose são equivalentes ou mais eficazes que outros tratamentos para a dor aguda e crônica, impactando em economia de tempo e dinheiro de pacientes e médicos.
Na matéria que trago hoje, a Repórter Graziela Azevedo com o objetivo de explicar a técnica para a dor no Fantástico é Hipnotizada pelo Dentista Mohamed Bazzi. Durante o processo Bazzi pergunta a Repórter se está pronta para que seja inserida uma agulha em sua mão, quando Graziela responde que está pronta Bazzi imediatamente mostra o dorso da mão com a agulha que já estava de uma lado ao outro da pele e diz “já foi”.
VÍDEO | Cirurgia para retirada de um câncer apenas com anestesia Hipnótica, sem anestesia geral.
Créditos Globo Programa Fantástico
REPORTAGEM | Leia a Reportagem completa do transcrita abaixo.
Para acessar o conteúdo direto da fonte clique no link no final da página.
Por G1 com informações do Fantástico
‘Fantástico’ mostra caso de paciente que usou técnica para retirada de câncer. Durante o procedimento, ela conversou com Hipnólogo.
É possível fazer uma cirurgia para retirar um câncer sem anestesia geral, segundo o Hipnólogo Mohamad Mazzi. Ele usa a Hipnose para preparar o paciente para o procedimento. “Não tem um raio que sai da minha mão. Existe técnica. Vou usar uma forma monótona, tranqüila e repetitiva. Vou conversar com a pessoa e criar um estado de consciência adequado para o que estou querendo“, explica.
O Hipnólogo explica que, falando pausadamente, procura ativar certas áreas do cérebro. Essas áreas podem despertar várias reações, que vão do prazer à segurança, passando também pela sensação de anestesia. O processo, segundo Mazzi, é de sugestão. A partir de palavras faladas pausadamente, ele tenta induzir o cérebro. Segundo os especialistas, a Hipnose de palco – usada em espetáculos de mágica – gerou preconceito contra a técnica, que é antiga na medicina.
A aposentada Sônia Fuzinatto está entre os pacientes que optaram pela Hipnose. Ela diz ser alérgica a várias coisas, incluindo anestesia. Sônia explica que buscou a Hipnose para fazer a cirurgia para a retirada de um tumor do seio. “Fui descobrindo a fórmula e encontrei um caminho“, comenta.
Preparação
A cirurgia para a retirada do tumor de Sônia foi acompanhada pelo “Fantástico”, da TV Globo. Ela se preparou para a operação com várias sessões de Hipnose. Antes que a cirurgia fosse iniciada, uma hora de Hipnose foi necessária – o processo de “anestesia” também ganhou o reforço da acupuntura e de um leve anestésico local usado por dentistas.
O cirurgião responsável pela retirada do tumor só aceitou operar a aposentada após testar a técnica na biópsia pela qual ela passou. Durante a cirurgia de retirada do tumor, a paciente conversou com o hipnólogo. Depois da operação, ela afirmou ser “medrosa”. Mas reformulou: “Para muita coisa sou medrosa, mas a minha confiança de que isso ia dar certo era tão grande que deu tudo certo.”
Reportagem na fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL39472-5598,00-HIPNOSE+DISPENSA+ANESTESIA+EM+CIRURGIAS.html