COMPUTADOR E TABLET
  • Curitiba/PR
  • Whatsapp +55(41)9-9737-7201
  • hipnose@renatomartinelli.com.br
  • Curitiba/PR
  • Whatsapp +55(41)9-9737-7201
  • hipnose@renatomartinelli.com.br
  • Curitiba/PR
  • Whatsapp +55(41)9-9737-7201
  • hipnose@renatomartinelli.com.br

A Hipnose no auxilio do alívio da dor

Site G1 – A reportagem do G1 relata a experiência de um dentista e o uso da Hipnose para tratar a dor durante os seus atendimentos.

Compartilhe

A Hipnose no auxilio do alívio da dor

Bruno Tricarico conta que viu na hipnose uma ferramenta muito poderosa para os seus tratamentos “em 2007, fui aos Estados Unidos e lá me tornei o primeiro brasileiro formado na OMNI (uma das escolas mais prestigiadas de hipnose do mundo).”

Leia a reportagem transcrita abaixo. Se preferir clique no link no final da página para ler a reportagem direto na fonte.

Hipnose é usada em Brasília como aliada em Tratamento Dental

Técnicas ajudam no controle da dor e podem até descartar necessidade de anestesia. Assunto é tema de palestra em faculdade do DF nesta segunda

Bruno Tricarico durante atendimento odontológico

Um dentista de Brasília se especializou em incorporar técnicas de hipnose no tratamento dos pacientes. Em vez de sugerir que comam cebola pensando que é uma maçã, por exemplo, Bruno Tricarico consegue ajudar no controle da dor e inclusive descartar a necessidade de anestesia. O assunto é tema de uma palestra dele nesta segunda-feira (3) na Faculdade Icesp.

Segundo ele, o uso da hipnose por profissionais de saúde só traz benefícios. “É entender melhor como a nossa mente funciona, para conseguir se comunicar melhor. É fazer a pessoa passar melhor pelo procedimento e pelo tratamento, deixando mais simples, sem trauma, e com uma recuperação muito mais tranquila.”

Tricarico diz que começou a se interessar por hipnose durante uma greve enquanto era aluno de graduação da Universidade de Brasília (UnB). “Começou por curiosidade. Em 2005, fiz meu primeiro curso teórico. Aí em 2007, fui aos Estados Unidos e me tornei o primeiro brasileiro formado na Omni [uma das escolas mais prestigiadas de hipnose do mundo].”

O hobby passou a ganhar proporções maiores. “Quando comecei a estudar, pude ver tudo o que a hipnose podia proporcionar. Vi que podia fazer muito mais do que aquilo que a gente vê de engraçado ou curioso feito por aí.”

“A hipnose permite controle de dor, estanca sangramento, ajuda a resolver depressão, traumas e fobias.”

O dentista explica que a grande maioria dos pacientes têm boa resposta. Uma etapa que ele conta ser essencial é de uma conversa prévia alertando sobre o poder do subconsciente, a fim de tirar qualquer medo ou preconceito envolvendo a hipnose.

“Em 2007, a convite de um professor, fiz minha primeira cirurgia só com hipnose ainda na faculdade, sem recorrer a anestesia. O paciente não sentiu nenhuma dor”, relembra. “Era uma época em que não tinha muita bibliografia em português. Tive que buscar muitos livros e vídeos em inglês. A partir daí, consegui também aliar muita coisa do que eu tinha vivenciado.”

Ele também cita um outro episódio em que precisou usar a hipnose. “O dente de um menino tinha nascido errado e precisamos extrair. Aplicamos a anestesia, mas ele continuava tenso. Consegui fazer ele enxergar um Scooby-Doo. Enquanto o personagem estivesse lá, ele não sentiria dor. Daí, enquanto eu fazia força pra tirar o dente, ele estava lá tranquilo e rindo.”

Para Tricarico, profissionais de saúde perdem muito em descartar a possibilidade de usar técnicas hipnóticas no dia a dia, sem necessariamente ter de colocar pacientes em transe. Segundo ele, quem atua na área já tem bastante influência sobre as pessoas atendidas. Por isso, o hipnólogo entende que é fundamental saber usar as palavras certas.

“Uma vez, fazendo um atendimento a convite na rede pública, fiz hipnose para uma criança queimada conseguir tomar banho. É um procedimento doloroso porque tem que tirar toda a pele superficial. Eu fiz ele enxergar um personagem na luva que dava força para ele não sentir dor. Só que a enfermeira acabou usando um termo que anulou tudo e ele começou a chorar de novo.”

“Isso muda relamente a resposta das pessoas. Os profisisonais da saúde perdem hoje uma ferramenta que é fantastica pra ajudar na recuperação das pessoas.”

O hipnólogo Bruno Tricarico durante apresentação

Acesse a reportagem por este botão:

Ou cole o endereço no seu navegador:
https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/hipnose-e-usada-em-brasilia-como-aliada-em-tratamento-dental.ghtml

All articles loaded
No more articles to load

Hipnose Trata Doenças Físicas

Foi observado que em tratamentos de doenças a Hipnoterapia associada a tratamentos médicos apresenta em muitos casos a antecipação da melhora, intensificando resultados. Em alguns casos de patologias e doenças que antes eram apenas controladas, resultou em redução e até remissão.

Veja o Vídeo

Entrevista revista AMPLA do Sistema UNIMED-PR

Entrevista revista AMPLA - Sistema UNIMED-PR